A diferença entre poder e autoridade

A diferença entre poder e autoridade

A realidade social em que estamos envolvidos exige um domínio sobre as criaturas, pois muitas pessoas desejam obter cargos que lhe concedam poder e autoridade, porém o poder não é o mesmo que autoridade.

Vamos a um pequeno exemplo, acreditamos que você tem um filho (a), onde ele(a) é menor de 2 anos e é acostumada com o colo, você a põe no chão, e o que acontece? Sim, isto mesmo, a criança começa a chorar, então os pais pegam novamente o filho (a) para o colo. Neste exato momento a criança aplicou uma ordem a você, que nem foi percebida. Mas agora vamos falar um pouco mais sobre a definição de poder e autoridade, e pegamos como base o livro “O monge e o executivo”.

O poder, é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa não preferisse não o fazer, onde não é necessário obtê-lo através da coragem ou inteligência avançada . Já a autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa da sua influência pessoal, através de um conjunto de habilidades especiais.

As pessoas com uma alta autoridade, podem exercer influência, mesmo não estando em um cargo de poder, enquanto a outra pode estar no poder e não ter autoridade. Sendo assim, o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado, pois as pessoas podem ser colocadas neste patamar porque são parentes, amigos (as) de alguém, dentre outros fatores. Mas a autoridade é totalmente diferente, então ela não pode ser vendida nem comprada, nem dada ou tomada, ela diz respeito que você é como pessoa, o seu caráter e a influência que exercida sobre terceiros.

Como faz para estabelecer autoridade?

A autoridade é estabelecida através da liderança, onde o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, respeitoso,entusiasta, afável, justo, dar bom exemplo e ser um bom ouvinte, sempre pensando nas tarefas e cuidando dos relacionamentos interpessoais. Pois “ o líder ideal é aquele que, pela sua autoridade intelecto-moral, inspira os seus colaboradores e os eleva à condição de amigos”, James C. Hunter.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 11 =